O que esperar em 2025 ?

O que esperar em 2025 ?

O fim de qualquer ano é tradicionalmente um momento de reflexão. É uma chance de fazer um balanço e olhar para trás nos últimos 12 meses: os sucessos, as lições e as oportunidades de melhorias. Muitas oportunidades estarão disponíveis para empreendedores como você, que querem começar (ou consolidar) sua Jornada de Internacionalização, seja usando Portugal como uma porta de entrada para suas operações europeias ou expandindo na Europa.

As empresas enfrentaram enormes desafios e passaram por uma quantidade incrível de mudanças nos últimos anos, e isso não vai desacelerar em 2025. Pelo contrário, a Nova Ordem será uma incerteza crescente vinda do CAOS que aparentemente fará parte de um novo normal.

Aqui estão algumas tendências que acredito que terão o maior impacto diário na maneira como trabalhamos e faremos negócios em 2025.

1. IA generativa

As ferramentas de IA (Inteligência Artificial) ajudam organizações de todos os setores a desenvolver conteúdo de texto, áudio e vídeo, bem como código de programação de computador, designs de produtos, ambientes virtuais e simulações para uma variedade de situações de negócios. A IA generativa pode acelerar esses processos e permitir que pessoas sem conhecimento técnico em uma área específica explorem possibilidades. Por exemplo, uma empresa iniciante pode usar IA para desenvolver semanas de conteúdo para uma campanha de conscientização da marca.

2. Sustentabilidade

As empresas e startups precisam garantir que seus processos ambientais, sociais e de governança (ESG) sejam movidos para o centro de sua estratégia. Isso deve começar com a medição do impacto que qualquer empresa está tendo no meio ambiente e, em seguida, atualizá-lo para maior relatórios e responsabilidade. Toda empresa precisa de um plano com metas claras e roteiros claros de como reduzir esses impactos negativos.

Exemplos devem incluir:

  • Economia circular, quando os produtos são projetados, produzidos, consumidos e reciclados em um sistema de circuito fechado para reduzir o desperdício e maximizar a eficiência.
  • Aumentar a conscientização sobre “greenwashing”, quando as empresas enfatizam demais um aspecto ecológico de um produto, enquanto ofuscam seus aspectos prejudiciais.
  • Conformidade regulatória, exigindo que as empresas atendam aos padrões ecológicos por meio de relatórios, avaliações e rotulagem de produtos.

3. Descarbonização

A descarbonização é o processo de redução da quantidade de dióxido de carbono (CO2) enviado para a atmosfera. Seu objetivo é atingir uma economia global de baixa emissão para atingir a neutralidade climática por meio da transição energética. A descarbonização tornou-se um dos tópicos dominantes no espaço ESG, com muitas organizações correndo para definir estratégias net-zero em 2025.

4. Transição digital

Em 2025, veremos a continuação das inovações em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada (VR/AR), computação em nuvem, blockchain e 5G.

Para se preparar para isso, startups com seus modelos de negócios ágeis podem fornecer uma plataforma de lançamento para outras empresas, por exemplo, se envolvendo em projetos de inovação aberta. Ao implementar esses programas, as empresas terão acesso a estes grandes benefícios:

▪ Resolver “problemas” estratégicos ou operacionais;

▪ Reduzir o tempo de lançamento de novos produtos no mercado;

▪ Implementar inovação de uma forma muito competitiva em termos de custos

▪ Capturar talentos e criar novos fluxos de receita;

Interessado em se envolver em projetos de inovação aberta? Garanta seu lugar agora!Você pode nos ajudar a preparar nossos Programas para 2025 apenas respondendo a este pequeno questionário aqui e entraremos em contato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *