A Análise SWOT
Como foi dito no post anterior, ao segmentarmos o mercado, conseguimos identificar os clientes-alvo e as suas necessidades, bem como destacar quais as oportunidades de mercado existentes.
O passo seguinte é iniciar o Diagnóstico Estratégico. Com a Análise SWOT, identificamos os pontos fortes (Strengths) e os pontos fracos (Weaknesses) internos, e as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) externas.
Tendo por base o impacto no negócio e as suas tendências futuras, a Análise SWOT permite-lhe ter ao seu dispor uma grelha para identificar as várias opções estratégicas: identificar claramente quais são os seus problemas a resolver no futuro (pontos fracos) e os riscos de cada opção (solução) a ter em conta, assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e a explorar.
Aplicando a mesma ferramenta de gestão à análise da concorrência, devemos caracterizar os produtos que comercializa, o posicionamento que detém, com o objetivo de, no final, conhecer com mais detalhe as suas vantagens competitivas.
A partir da análise da concorrência mais a informação agregada interna, o objetivo é que a startup consiga encontrar o seu lugar no mercado, a sua diferenciação, o seu posicionamento no mercado.
A análise SWOT é assim, um instrumento precioso para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial, através das conclusões retiradas das análises externa e interna.
Quer saber mais? Inscreva-se no nosso webinar sobre as oportunidades de internacionalização que pode atingir com o WebSummit 2023.