Nova Call Inovação Produtiva
Foi finalmente publicado o tão aguardado Edital de Inovação Produtiva do Portugal 2030. O edital visa estimular o investimento empresarial de natureza inovadora, promovendo a alteração do perfil de especialização da economia portuguesa e o reforço da sua competitividade externa, através da diferenciação e inovação.
Através deste incentivo, com um apoio de até 75% de investimento, pretende-se fomentar a criação de novos bens e serviços, ou melhorar a produção atual. Também visa a adoção de novos, ou significativamente melhorados, processos ou métodos de fabrico, de logística e distribuição, organizacionais ou de marketing.
Os principais beneficiários deste apoio são essencialmente Micro, pequenas e médias empresas (PMEs) que cumpram os requisitos de elegibilidade. São considerados projetos inovadores elegíveis os que se proponham desenvolver um investimento inicial. Sendo considerados projetos de inovação que visam a inovação de produto, inovação de processos e inovação de marketing.
Alguns dos recursos elegíveis neste apoio são:
- Máquinas e equipamentos produtivos;
- Equipamentos informáticos, incluindo software necessário;
- Transferência de tecnologia através da aquisição de direitos de patentes;
- Construção de edifícios, obras de remodelação e outras construções (Apenas para Indústria e Turismo);
- Serviços de engenharia relacionados com a implementação do projeto;
- Licenças e conhecimentos técnicos não protegidos por patente;
- Diagnósticos, auditorias, planos de marketing, projetos de arquitetura e de engenharia;
- Para empresas recém-constituídas, há uma exigência de 25% de capitais próprios.
Interessado? Gostaria de saber mais acerca do programa, ou outros apoios? A nossa equipa especializada pode ajudar o seu projeto. Agende agora 30 minutos de tutoria gratuita aqui.