O que esperar de 2023?

O que esperar de 2023?

O final de qualquer ano é tradicionalmente um momento de reflexão. É uma chance de fazer um balanço e olhar para os últimos 12 meses: os sucessos, as lições e as oportunidades de melhoria. Foi um ano sem precedentes, mas 2022 foi também o ano do fim da epidemia e o início da recuperação econômica. Muitas oportunidades estarão disponíveis para empreendedores como você, que querem fazer Softlanding em Portugal e escalar na Europa.

As empresas enfrentam grandes desafios e passaram por uma quantidade incrível de mudanças nos últimos anos, e isso não vai diminuir em 2023.  As empresas  terão que lidar com os efeitos posteriores da pandemia global e agora com a guerra chegando à Europa com a invasão russa da Ucrânia.

Aqui estão algumas  tendências, em que  acredito, terão maior impacto no dia-a-dia na forma como trabalhamos e fazemos negócios em 2023, aqui em Portugal. 

1. Fundos Europeus

A boa notícia é que 2023 parece um ano para bater todos os recordes em termos de fundos europeus. Independentemente dos atrasos do novo “Portugal 2030” ou do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), espera-se que o Portugal 2030 esteja totalmente operacional no primeiro trimestre de 2023. Mas, graças ao mecanismo de antecipação, vários fundos serão lançados mais cedo do que mais tarde. O facto inédito de beneficiar de três grandes envelopes (incluindo o “Portugal 2020”) em simultâneo, pode levar Portugal a captar em média mais de um milhão de euros por hora.

  2. Desafios Econômicos

Apesar de as perspetivas económicas para a maior parte do mundo não parecerem boas em 2023, Portugal tem expectativas de surfar bem na maré. Os economistas disseram que  esperam um HardLanding em vez de um SoftLanding . Para se manter à tona, as startups precisam melhorar sua resiliência da maneira que puderem. Isso significa reduzir não apenas a exposição a custos fixos desnecessários, mas também diversificar para mercados em crescimento como Portugal.

3. Digital-ready

Em 2023, vamos continuar a ver a continuação das inovações em tecnologias disruptivas, como inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), realidade virtual e aumentada (VR/AR), computação em nuvem, blockchain e 5G.  Para se preparar para isso, as startups podem fornecer uma plataforma de lançamento para outras empresas, envolvendo-se, por exemplo, em projetos de Inovação Aberta. Eles também podem contribuir para acelerar a implementação da IA ​​e das outras tecnologias mencionadas acima, garantindo, por exemplo, a incorporação da tecnologia certa em todas as áreas de suas operações. 

4. Sustentabilidade

Em 2023, empresas e startups precisam garantir que seus processos ambientais, sociais e de governança (ESG) sejam colocados no centro de sua estratégia. Isso deve começar com a medição do impacto que qualquer negócio está tendo no meio ambiente e, em seguida, atualizá-lo para mais transparência e responsabilidade social. Toda empresa precisa de um plano com metas claras e roteiros claros de como reduzir esses impactos negativos.

Digital-ready e Sustentabilidade são os principais impulsionadores da Call Startup Vouchers  que acaba de ser lançada.  A The Venture Builder  irá guiá-lo em todas as etapas da Call. Parte de nossos serviços é preparar toda a papelada e agir em seu nome.

Interessado ou ainda tem dúvidas? Saiba mais, inscrevendo-se no próximo Webinar aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *