Por que as startups estão a mudar-se para Portugal?

De entre todos os países europeus, são muitas as razões pelas quais Portugal se tornou um dos locais mais atrativos para o investimento, não só para Startups mas também para o Investimento estrangeiro em geral. Recentemente, o governo português tem apostado no investimento estrangeiro como fonte de inovação, crescimento de renda e criação de empregos.
E já está a dar frutos, Portugal está entre os 25 primeiros países em termos de competitividade de negócios. Em 2021, o país ocupava a 36ª posição em termos de competitividade no ranking do IMD, uma prestigiosa Business School na Suiça.
MAis razões para uma Startup deslocar-se para Portugal:
- De momento, Portugal é um dos países mais competitivos da Europa para se viver: desde comida e vinho a carros novos e propriedades – tem preços significativamente mais baixos do que noutras partes da Europa.
- Portugal foi classificado como o 4º melhor país do Mundo para viver, segundo o relatório de Internations Expat Insider 2022. Portugal entrou no top 10 nas categorias de qualidade de vida (4.º), de facilidade de adaptação (7.º) e de finanças pessoais (10.º).
- Portugal ocupa o 6th.º lugar em comércio internacional e barreiras não tarifárias,
- Portugal foi classificado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como o país com mais projetos de inovação para combater a COVID-19.
- Portugal tem ainda o menor nível de violência na Europa. Em 2021, foi considerado o 4ª país mais pacífico do mundo, segundo o Instituto de Economia e Paz (IEP).
- De acordo com o ranking 2021 EF English Proficiency Index, Portugal é o 7º melhor país proficiente em inglês do mundo.
- Em 2022, Portugal foi considerado o “Melhor Lugar no Mundo para os Nomads Digital “
- Em dezembro de 2022, o último relatório da StartupBlink, coloca Portugal como o 1º lugar para localizar startups de Hardware & IoT, Energia & Meio Ambiente e Food Tech.
- Portugal está agora no top 30 dos melhores países para criar e desenvolver startups. A classificação baseia-se em três critérios, nomeadamente a quantidade, a qualidade e o ambiente de negócios. As conclusões são tiradas do site de comparação de serviços financeiros HelloSafe.
Por último, mas não menos importante, Portugal está no top 10 do mundo em termos de facilidade de registo de uma empresa. O Sistema português de registo comercial, permite-lhe criar uma empresa em pouco menos de uma hora, preenchendo apenas um formulário.
Acima de tudo, você deve primeiro obter o seu NIF. O NIF é o Número de Identificação Fiscal que desbloqueia tudo em Portugal. É um número único de 9 dígitos atribuído pela Autoridade Tributária e Aduaneira Portuguesa (vulgarmente referido como Finanças).
Depois disso, pode abrir legalmente uma empresa, que pode ser classificada em diferentes tipos: unipessoal por quotas, de responsabilidade limitada, sociedade anónima e parceria limitada.
Parte dos nossos serviços é preparar toda a papelada e agir em seu nome. A The Venture Builder é a sua parceira para o guiar em todas as fases da tua startup em Portugal. Tratamos de todos os registos para incorporar a sua empresa em Portugal e poderá beneficiar também da experiência dos nossos parceiros, e consultores, membros do nosso Market-Place Service Club. Além disso, todos esses custos são elegíveis para a Startup Vouchers.
Interessado ou ainda tem dúvidas? Saiba mais sobre o nosso próximo Webinar aqui.