Unlocking Exclusive Investors Opportunities with The Venture Builder Investors Club
Desbloqueando oportunidades de investimento exclusivas com o Venture Builder Investors Club
Num mundo de investimentos em ritmo acelerado, em constante mudança e desafiador, encontrar a oportunidade certa pode ser assustador, mas os resultados do seu trabalho árduo podem ser frutíferos. É aí que o Venture Builder Investors Club preenche a lacuna. Fazemos o rigoroso trabalho de procurar startups para si e garantimos que escolhemos apenas as melhores startups que Portugal tem para oferecer. Para fazer parte deste ambiente, registe-se aqui!
De seguida explicarei porque Portugal é um ótimo lugar para investir.
“O povo português é, essencialmente, cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo.” -Fernando Pessoa, poeta
O que o Ecossistema Português tem para lhe oferecer como Investidor
Temos operado diretamente no ecossistema português nos últimos anos e agora é hora de partilhar a nossa visão sobre o porquê de Portugal ser um lugar incrível para fazer as suas apostas como investidor.
1- Portugal está a tornar-se numa nação startup
Vamos começar com algumas estatísticas relevantes do ecossistema:
- População: 10,5 milhões
- PIB per capita: US$ 35 mil
- + 4.000 Startups, 169 Incubadoras, 54 Fundos de VC
- O número de startups per capita em Portugal está entre os 20 melhores países da Europa
- Número de unicórnios per capita em Portugal – 7 – está no top 10 do mundo
- Lisboa é sede dos maiores eventos do panorama europeu de startups: Web Summit, atraindo 80.000 investidores e empreendedores de todo o mundo
Estes números indicam que um país com 10,5 milhões de habitantes está a criar um dos centros mais promissores da Europa, reunindo todos os ingredientes certos para se tornar um centro de referência na Europa: talento, educação de alta qualidade (com universidades de topo em todo o mundo), incentivos fiscais, subvenções, financiamento, uma rede nacional de incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking espalhados por todo o país.
Além disso, vemos muitos empreendedores estrangeiros vindo para Portugal instalar as suas startups. A nossa teoria é que, em Portugal, encontraram um ecossistema para prosperar, com vários ingredientes certos, nomeadamente: clima, belas paisagens, boa comida, espírito de “sentir-se em casa”, um ecossistema inovador, um ambiente favorável aos negócios com incentivos fiscais e arrecadação de fundos e, por último mas não menos importante, talento!
2. O financiamento público é fundamental para ajudar o ecossistema de capital de risco/startup a se desenvolver nos próximos anos.
O apoio governamental é um dos impulsionadores mais importantes na construção de um novo ecossistema tecnológico. Portugal adotou duas abordagens diferentes e eficazes:
– Fundo de investimento direto, Portugal Ventures, que investe bilhetes de 0,5 milhões de euros em 15 a 20 startups todos os anos. Para além do investimento direto, como fizeram muitos outros países europeus, Portugal desenvolveu duas iniciativas de fundos diferentes que estão na origem de alguns dos novos fundos que estão a nascer:
i) 200M- um Fundo Matching que visa fomentar o Co-investimento em startups em Portugal, com Co-investidores privados nacionais ou internacionais, e
ii) Programas patrocinados pelo FEI para Portugal, que já apoiou dezenas de empresas de investimento tecnológico no país.
iii) Os Fundos SIFIDE são fundos de investimento que beneficiam de créditos fiscais para investir em startups reconhecidas como inovadoras.
Além disso, o governo português introduziu uma lei que permite uma dedução fiscal de 20 por cento sobre investimentos até cinco milhões de euros, seguindo a abordagem de outros países europeus para promover a actividade da BA.
3. O cenário português de capital de risco está em expansão
Nos últimos anos, com o (muito) dinheiro novo a ir para os grandes fundos, o mercado em fase avançada cresceu e os tamanhos (e avaliações) dos círculos aumentaram a partir da Série A, impulsionados por uma pressão crescente para implementar fundos maiores.
Cada vez mais fundos pré-seed e incubadoras locais estão a alimentar o ecossistema com startups de qualidade incrível, mas têm tamanhos de fundos limitados para liderar investimentos pré-série A. Portanto, acreditamos que existem oportunidades disponíveis nas fases de pré-semente e semente, uma vez que vimos:
Aumento da entrada de fundos internacionais no país, liderando mega-rodadas nos últimos anos.
O número de startups apoiadas por VC aumentou a um CAGR de 8% nos últimos 5 anos e com uma tendência notável nos últimos 2 anos.
O financiamento de capital de risco aumentou 10 vezes nos últimos 5 anos, atingindo um valor excepcional de US$ 839 milhões em 2022.
O cenário de capital de risco está observando a criação de novos fundos, como os Fundos SIFIDE, e ajudou a estabelecer a atmosfera certa para permitir a criação de negócios que mudam o mundo
4. O ecossistema português está a produzir unicórnios a uma velocidade espantosa
Portugal conseguiu tornar-se nos últimos anos num país que, dada a sua dimensão, concentra muito valor relacionado com a tecnologia o que tem levado a comprovar uma elevada qualidade empreendedora:
- As principais universidades de engenharia, matemática e ciências da computação estão a tornar-se incubadoras de empreendedores talentosos.
- Nos últimos dois anos, as principais empresas tecnológicas fundaram centros digitais em todo o país, aumentando a procura de engenheiros e criadores de software altamente qualificados (por exemplo, Google, Amazon, Uber, etc.).
- Na última década, nasceram 7 unicórnios em Portugal, per capita no topo do top 10, com 5 a atingirem rapidamente o seu estatuto.
Tal abrirá precedentes para histórias de sucesso à medida que mais empreendedores saírem com sucesso dos seus negócios e fomentar o ecossistema com a criação de novos empreendimentos que mudarão o mundo.
Acha que tem motivos suficientes para começar a investir em startups portuguesas?
Nós daremos-lhe mais, basta contactar-nos:
Se a sua língua é o português, você deve falar com Fernanda
Se preferir falar em espanhol, você deverá falar com Marlon Você fala inglês? Então você deverá falar com Gagan