Podcast: Como se tornar um unicórnio, começando com seus primeiros passos

Podcast: Como se tornar um unicórnio, começando com seus primeiros passos

Unicórnios não nascem, eles são feitos. Eles são o resultado de práticas de negócios inteligentes que incutem uma mentalidade orientada para o sucesso desde o primeiro minuto até as startups atingirem uma avaliação de mais de 1 bilhão.

Uma das características chave de um unicórnio, independentemente do seu tamanho, é o seu poder de se manter agil à medida que se desenvolve. Mada Seghete, co-fundadora e VP de Marketing da Branch, observou que “há muitos lugares onde se pode injetar velocidade e urgência nas suas operações”, independentemente da escala. A manutenção desta flexibilidade tornará as empresas um investimento mais atrativo.

O co-fundador da Rappi, Juan Pablo Ortega, concordou com isto, afirmando que os fundadores precisam avaliar se as alterações feitas à escala do negócio são necessárias, ou se se trata da aparência, as startups estão desorganizadas, razão pela qual se movem rapidamente. Mas quando uma empresa cresce, os fundadores pensam “eu preciso de pôr a minha casa em ordem”. Por isso, implementam novos processos, nova gestão. E isso atrasa tudo… isso não é interessante para os investidores”.

De acordo com esta lógica, Juan Pablo também aconselhou que as empresas se afastassem da dedicação total a uma única ideia porque “quando se começa, as pessoas não se importam realmente com os seus valores – elas só querem um produto que funcione”. Uma opinião surpreendente talvez, mas faz sentido quando se considera que muitos investidores apoiam o talento dos fundadores em vez de um produto em si.

Mada concordou, dizendo que “a coisa chave num empresário é a determinação. Qualquer um pode descobrir o sucesso … mas é preciso ser capaz de falhar e não estar tão apaixonado por uma ideia que não se pode admitir que não está funcionando”.

A maioria das empresas que atingiram o status de unicórnio e mais além, o fizeram através de operações de escala num momento estrategicamente crítico. Quer isso signifique abrir escritórios no estrangeiro ou reestruturar a gestão à medida que as equipes crescem, a escalada com visão é fundamental. Como disse Juan Pablo, “o crescimento das vendas … é fácil. Mas o crescimento dos valores da empresa e a liderança da sua empresa é mais difícil”. Manter uma visão clara desde o primeiro dia irá ajudar o seu arranque até ao topo da montanha.

Juan Pablo Ortega, co-fundador da Rappi, e Mada Seghete, co-fundadora e vice-presidente de marketing da Branch, estiveram em conversa com Pieter Haeck da Politico Europe na Websummit 2021.

Fonte: Blog Websummit.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.