Roteiro para a Descarbonização das Indústrias da Madeira

Roteiro para a Descarbonização das Indústrias da Madeira

A AIMMP (Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal) lidera a iniciativa “Roteiro para a Descarbonização das Indústrias da Madeira”, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono e posicionar o setor como carbono negativo — ou seja, capaz de absorver mais carbono do que emite.

Uma das características centrais do roteiro é a participação ativa das empresas do setor, desde a caracterização da situação atual até o desenvolvimento colaborativo de estratégias de descarbonização, incluindo grupos de reflexão e workshops. O setor da madeira é considerado uma peça-chave para atingir os objetivos nacionais de neutralidade carbónica até 2050, dado o seu potencial para absorver carbono e reduzir emissões.

O projeto Decarbwood, da AIMMP, visa envolver 250 empresas ao longo de dois anos, oferecendo diagnósticos gratuitos da pegada carbónica e identificando as melhores estratégias para a descarbonização do setor. O projeto inclui:

🔍 Diagnóstico e Estratégias
As empresas participantes terão acesso a um levantamento detalhado das suas emissões de CO₂, permitindo a implementação de soluções personalizadas para mitigar o impacto ambiental.

🤝 Colaboração e Inovação
O projeto promove brainstormings, workshops e grupos de reflexão, incentivando o desenvolvimento de soluções conjuntas e a partilha de melhores práticas entre as empresas da cadeia de valor da madeira e mobiliário.

🌱 Mais do que sustentabilidade: competitividade
A descarbonização do setor não só reduz o impacto ambiental, mas também aumenta a competitividade das empresas no mercado global, criando oportunidades de crescimento sustentável.

📌 Compromisso com a neutralidade carbónica
O Decarbwood está alinhado com os objetivos nacionais e internacionais de neutralidade carbónica até 2050, reforçando a importância da madeira como um aliado fundamental na transição para uma economia verde e sustentável.

Este projeto está alinhado com os compromissos internacionais de Portugal e com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2050, contribuindo para uma economia mais verde e sustentável.

Para mais detalhes, a AIMMP disponibiliza informações adicionais sobre como as empresas podem participar e beneficiar deste projeto através de seu site oficial.Se tem um projeto capaz de contribuir para atingir o Net Zero até 2050 e quer obter financiamento para desenvolver e expandir o seu projeto, entre em contacto conosco aqui.- comercial@theventurebuilder.pt

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *