Estratégia de Diferenciação
Após a abordagem sobre o Marketing Mix, no post anterior, seguimos agora para a a Diferenciação.
A Estratégia de Diferenciação está na base da formulação das Teorias das Vantagens Competitivas de longo prazo. Esta abordagem procura posicionar uma empresa no mercado de forma distintiva, criando assim uma proposta de valor única para seus produtos ou serviços de modo a diferenciá-la significativamente da concorrência.
A ideia é oferecer algo exclusivo que os clientes estejam dispostos a pagar e, posto isto, Porter apresenta alguns pontos-críticos, que ajudam a desenhar uma Estratégia de Diferenciação, como seja:
1- atributos únicos-, onde a primeira etapa é identificar os atributos ou características do produto ou serviço que são percepcionados como “valiosos” para o segmento de mercado. Estes atributos podem incluir desde o foco na qualidade até ao design, passando por qualquer outro aspeto que destaque a empresa no mercado, e que não esteja a ser devidamente “coberto” pela concorrência.
2- a criação de valor-, onde a empresa tem que apresentar características distintivas. Isto pode ser feito por meio de campanhas de marketing, publicidade, atendimento ao cliente e outras táticas de comunicação que ajudem a identificar o valor exclusivo do produto ou serviço.
3- preços “premium” -, com os produtos a serem comercializados a preços mais elevados em comparação com produtos mais padronizados. Se a estratégia for bem-sucedida, os clientes estarão dispostos a pagar o valor adicional que a “diferenciação” oferece aos seus clientes.
4- Por último é a inovação , que permite sustentar essa “diferenciação” a médio e longo prazo. Para isso a empresa deve alocar recursos em Investigação e Desenvolvimento por exemplo.
Em resumo, com a implementação de uma estratégia de diferenciação, e a adopção de critérios de segmentação eficazes, uma startup identifica o seu posicionamento no mercado, de forma distintiva.
Esta metodologia, evangelizada por Michael Porter, um renomado professor de Harvard, faz parte de qualquer “cardápio” de internacionalização.
Quer saber mais? Inscreva-se no nosso webinar sobre as oportunidades de internacionalização que pode atingir com o WebSummit 2023.