Alcançar Product-Market Fit na Europa

Alcançar Product-Market Fit na Europa

A decisão de entrar num novo mercado traz consigo a mesma receita de sempre: Posicionamento e segmentação do mercado, concorrentes, potenciais parceiros. Cada novo mercado é um novo conjunto de regras políticas, económicas, sociais, tecnológicas, ambientais e competitivas.   O objetivo: construir uma Proposta de Valor Única e, assim, obter uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.

No “jargão das startups”, chamamos-lhe Product-Market Fit. Para entrar no mercado, a startup precisa de aumentar a adesão dos clientes, testar os canais de distribuição, racionalizar o seu modelo de negócio e descobrir a sua economia de receitas/unidades para encontrar nichos de mercado rentáveis. Chegar a esta fase implica medições e afinações intermináveis, incluindo várias métricas que não estão disponíveis antes de se atingir um MVP.   É nessa altura que é necessário começar a prestar atenção aos chamados KPIs (Key Performance Indicators).

Por outro lado, de um ponto de vista estritamente empresarial, as startups precisam de avaliar a dimensão do mercado, concentrar-se na contratação de membros-chave da equipa, focar-se nos processos como as vendas e melhorar o produto/serviço enquanto testam funcionalidades adicionais.  Quando a startup atinge esta fase, pode ser descrita como estar pronta para escalar.

No âmbito do Programa de Softlanding Europe, Turma de 2023, nas próximas semanas, estaremos a trabalhar no Product-Market Fit Europe com tarefas semanais centradas na Internacionalização (Semana 1); Análise PEST (Semana 2); Segmentação (Semana 3): Análise SWOT (Semana 4); Marketing Mix (Semana 5); Proposta de Valor (Semana 6):  Estratégia de Diferenciação (Semana 7).

Quer saber mais?  Inscreva-se no nosso próximo FREE WEBINAR.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *