A importância dos ecossistemas de startups
É reconhecido, até internacionalmente, que Portugal vive um momento empolgante em tudo o que se relaciona com o empreendedorismo e o movimento startup. O Governo elegeu a temática como uma prioridade nacional. O tema tem sex appeal e os media amplificam histórias de sucesso com os mais de 10 unicórnios existentes, o dobro dos nossos vizinhos.
O Web Summit trouxe visibilidade ao nosso ecossistema. De tal modo que existe um antes Web Summit e um pós-Web Summit. Portugal, impulsionado pelo Web Summit, está rapidamente a tornar-se uma “Startup Nation” com todos os requisitos necessários: talento, financiamento, educação de alta qualidade (com universidades de topo a nível mundial), legislação para testar tecnologias avançadas (carros autônomos, fintech, blockchain, etc.), uma rede nacional de incubadoras, aceleradoras e espaços de coworking espalhados por todo o país. Com tudo isso, Portugal está sendo observado com atenção e como modelo.
Portugal conseguiu tornar-se nos últimos anos num país que, dada a sua dimensão relativamente pequena, concentra muito valor relacionado com a tecnologia. Isso abre precedentes para novas histórias de sucesso à medida que mais empreendedores saem de seus negócios com sucesso e promovem o ecossistema na criação de novos empreendimentos que vão mudar o mundo.
Além dessas “histórias” domésticas, vemos muitos empreendedores estrangeiros a vir para Portugal para instalar a sua startup. Minha teoria é que, em Portugal, eles encontraram um ecossistema para prosperar, com vários ingredientes certos, a saber: clima, belas paisagens, boa comida, hospitalidade, ecossistema de inovação, ambiente favorável aos negócios com incentivos fiscais e financeiros e, por último, mas não menos importante, talento!
Com os Startup Vouchers, as startups, legalmente constituídas em Portugal, onde se incluem as que estão localizadas fora de Portugal, irão ter recursos para desenvolver o seu modelo de negócio no mercado Europeu.
Se pretende obter mais informações sobre este tema, inscreva-se nos nossos próximos WEBINARS, desta vez em Inglês e em espanhol ou se pretende uma consulta gratuita com o nosso consultor, pode fazê-lo neste link.